sábado, 20 de fevereiro de 2010

Intervenção do Profissional de Educação Física

I- Profissional de Educação Física: O Profissional de Educação Física é especialista em atividaes físicas, nas suas diversas manifestações, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, contribuindo ainda, para a consecução da autonomia, da auto-estima, da integração, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.


II- Educação Física: A Educação Física contempla, dentre outros, os significados:

* O conjunto das atividades físicas e desportivas;
* Corpo de conhecimentos, entendido como o conjunto de conceitos, teorias e procedimentos empregados para elucidar problemas teóricos e práticos, relacionados à esfera profissional e ao empreendimento científico, na área específica das atividades físicas, desportivas e similares.

III- Responsabilidade social no exercício profissional:

1- Da intervenção profissional: A intervenção profissional é a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre a atividade física, com responsabilidade ética.

2- Do exercício profissional: O Profissional de Educação Física exerce suas atividades por meio de intervenções, legitimadas por diagnósticos, utilizando-se de métodos e técnicas específicas, de consulta, de avaliação, de prescrição e de orientação de sessões de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais, recreacionais, de treinamento e de promoção da saúde.

3- Dos meios da intervenção profissional: Na sua intervenção o Profissional de Educação Física utiliza-se de procedimentos diagnósticos, técnicas e instrumentos de medidas e avaliação funcional, motora, biomecânica, composição corporal, programação e aplicação de dinâmica de cargas, técnicas de demonstração, auxílio e segurança à execução dos movimentos, servindo-se de instalações, equipamentos e materiais tecnicamente apropiados.

4- Dos locais de intervenção: O exercício do Profissional de Educação Física é pleno nos serviços à sociedade, no âmbito das atividades físicas e desportivas, nas suas diversas manifestações e objetivos. O Profissional de Educação Física atua como autônomo e/ou em Instituições e Órgãos Públicos e Privados de prestação de serviços em atividade física e desportiva e/ou recreativa e em quaisquer locais onde possam ser ministradas atividades físicas, tais como: Instituições de Educação, Empresas, Academias, Hotéis entre outros.

IV- Capacitação Profissinal: Considerando as exigências de qualidade e de ética profissional nas intervenções, o Profissional de Educação Física deverá estar capacitado para:

1- Compreender, analisar, estudar, pesquisar, esclarecer, transmitir e aplicar os conhecimentos biopsicossociais e pedagógicos da atividade física e desportiva nas suas diversas manifestações levando em conta o contexto histórico cultural;

2- Atuar em todas a dimensões de seu campo profissional;

3- Disseminar e aplicar conhecimentos práticos e teóricos sobre Educação Física;

4- Promover uma educação efetiva e permanente para a saúde e a ocupação do tempo livre e de lazer, como meio eficaz para a conquista de um estilo de vida ativo;

5- Contribuir para a formação integral de crianças, jovens, adultos e idosos, no sentido de que sejam cidadãos autônomos e conscientes;

6- Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades de indivíduos e grupos, atuando como agente de transformação social.

V- Especificidades da intervenção profissional:

1- Regência/Docência em Educação Física: Identificar, programar, organizar, dirigir, coordenar, supervisionar, desenvolver, avaliar e lecionar os conteúdos do componente curricular/disciplina Educação Física, na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior.

2- Treinamento Desportivo: Identificar, diagnosticar, planejar, organizar, dirigir, supervisionar, executar, programar, ministrar, prescrever, desenvolver, coordenar, orientar, avaliar e aplicar métodos e técnicas de aprendizagem, aperfeiçoamento, orientação e treinamento técnico e tático de modalidades desportivas, na área formal e não formal.

3- Preparação Física: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, orientar e aplicar métodos e técnicas de avaliação, prescrição e orientação de atividades físicas, objetivando promover, otimizar, maximizar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, o condicionamento e o desempenho físico dos praticantes das diversas modalidades esportivas.

4- Avaliação Física: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, programar, desenvolver, prescrever, orientar, identificar necessidades, desenvolver coleta de dados, aplicar métodos e técnicas de medidas e avaliação cineantropométrica, biomecânica, motora, funcional e de composição corporal, com o objetivo de avaliar o condicionamento físico, os componentes funcionais e morfológicos e a execução técnica de movimentos, objetivando orientar, reabilitar o condicionamento, o rendimento físico e técnico dos beneficiários.

5- Recreação em Atividades Físicas: Planejar, organizar, coordenar, executar, dinamizar, programr, desenvolver, orientar e aplicar atividades físicas de caráter lúdico e recreativo, objetivando promover, otimizar e restabelecer as perspectivas de lazer ativo e bem estar psicossocial e as relações sócio-culturais da população.

6- Orientação de Atividades Físicas: Planejar, organizar, coordenar, executar, assessorar, programar, desenvolver, prescrever, orientar, avaliar, aplicar métodos e técnicas motoras diversas, orientar e ministrar os exercícios físicos, objetivando promover, otimizar, reabilitar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, condicionamento e o desempenho fisiocorporal, orientar para: o bem-estar e o estilo de vida ativo, o lazer, a sociabilização, a educação, a prevenção de doenças, a manutenção das boas condições de vida e da saúde da sociedade.

7- Gestão em Educação Física e Desporto: Identificar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, prestar consultoria, orientar, avaliar e aplicar métodos e técnicas de avaliação na organização, administração e/ou gerenciamento de instituições, entidades e órgãos cujas atividades fins sejam atividades físicas e/ou desportivas.

VI- Conceituação de termos:

1- Atividade Física: É todo movimento corporal voluntário humano, que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso.

2- Exercício Físico: Sequência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada, segundo um determinado objetivo a atingir.

3- Desporto/Esporte: Atividade competitiva, institucionalizado, realizado conforme técnicas, habilidades e objetivos definidos pelas modalidades desportivas, determinado por regras preestabelecidas que lhe dá forma, significado e identidade, podendo também, ser praticado com liberdade e finalidade lúdica, estabelecida por seus praticantes, realizado em ambiente diferenciado, inclusive na natureza.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário