domingo, 10 de fevereiro de 2013

Ciências do esporte

O congresso Exercício é Remédio, realizado nos Estados Unidos, abordou desde a importância das atividades físicas para o sono até seu papel na diminuição de dores. Confira algumas provas de que largar o sedentarismo contribui para o bem-estar.

1- Somente 120 segundos diários de exercícios no ambiente de trabalho ajudam a atenuar incômodos no pescoço e nos ombros. "O treinamento leve relaxa os músculos dessas regiões", explica Lars Andersen, cientista membro do Centro de Pesquisas no Ambiente de Trabalho de Copenhage, na Dinamarca. Mas ele destaca que quando este tempo sobe para 12 minutos, as melhoras são mais significativas.

2- "Exercitar-se de manhã assegura um sono melhor do que praticar esporte à noite", de acordo com Scott Collier, educador físico da Appalachian State University.  Isso porque hormônios como adrenalina são produzidos durante a movimentação vigorosa, podendo atrapalhar o sono.

3- Sessões de exercícios que fortalecem os músculos perto do quadril diminuem o risco de lesões no joelho de corredores. Tracy Dierks (Universidade de Indiana-EUA), explica que participantes de um estudo que tinham essa musculatura mais desenvolvida passaram a se mover melhor, evitando uma sobrecarga nas articulações dos membros inferiores.

Fonte: Revista Saúde é Vital, nº 339 - julho 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário